A Imigração no Aeroporto

A maior preocupação da maioria dos brasileiros quando a data da viagem está se aproximando é o bendito momento de passar na imigração. Ao entrar no avião, a cabeça já começa a fazer filminhos de terror, onde você é preso em uma sala vazia por horas, até que um guarda vem, te pega pelo braço e te leva para algum outro lugar dizendo “Sua entrada na Irlanda não foi liberada e você está sendo deportado”. Você não tem direito a uma ligação, não consegue avisar a sua família e ainda perde toda sua bagagem. Rsrs

Calma pessoal, não acontece nada disso. Não há motivo pra pânico! É claro que a imigração pode muito bem barrar a sua entrada no país mas isso só irá acontecer se você não estiver com a sua documentação em ordem ou algo de errado acontecer com a sua escola. Então, antes de falarmos de como é passar pela imigração, vamos relacionar todos os documentos que você vai precisar ter em mãos:

– Passaporte

– Carta de comprovação de matrícula da sua escola (Enrolment Letter)

– Carta de comprovação de reserva da sua acomodação

– Comprovante de saldo do seu VTM (Não é obrigatório, mas é bom trazer)

– Comprovante de reserva da sua passagem de volta

Agora uma dica importante: Pesquise muito bem antes de comprar o seu curso. A imigração irlandesa está fechando muitas escolas por aí, por isso, tenha certeza de estar comprando com uma instituição séria, de qualidade e tradicionalismo. Sabemos que sempre o mais em conta chama a atenção e somos propensos a dar prioridade pelo que custa barato, mas nem sempre isso é bom. Pense que você está investindo uma boa grana e está deixando sua casa, sua família, seu trabalho e tudo mais para sair do Brasil e aprender outro idioma, então, invista em algo que vai te trazer um bom retorno e vai valer a pena. 😉

 

Agora sim, vamos prosseguir…

Ao embarcar para Dublin você irá se deparar com a primeira dificuldade que é a sua conexão, é claro que pra quem já está acostumado com viagens internacionais, isso não é um problema, caso contrário, com certeza vai rolar um nervosismo, um gelinho na barriga e tudo mais. Mas realmente não há dificuldade alguma. Você apenas deverá mostrar seu Passaporte sempre que pedirem. Se perguntarem pra onde você vai, diga Dublin e se perguntarem o que você vai fazer aqui, diga que vem pra estudar, resumindo, fale a verdade… você não tem nada a esconder e não está fazendo nada de errado.

Dica: Rapazes, evitem viajar de boné, correntes muito grandes no pescoço e tudo mais. Eu sei que é um absurdo, mas ainda há quem encane com essas coisas. Você não precisa se vestir todo “mauricinho”, mas uma calça jeans e uma camiseta mais discreta já ajudam a evitar transtornos.

Chegando no aeroporto de Dublin é a hora de passar pelo agente da imigração. Para chegar até lá, siga o fluxo e fique atento apenas quando ver uma plaquinha que separa as filas na imigração. Uma fila é apenas para Europeus e a outra é para não Europeus. Se você tem passaporte italiano, espanhol, português ou qualquer outro europeu, não precisará passar pelos passos seguintes.

Depois de entrar na sua fila de não europeu, pegue todos os documentos necessários (aqueles que citamos no começo do post) que está na sua bagagem de mão, e já fique segurando eles. Quando chegar a sua vez, apenas entregue todos os documentos juntos para o agente. Ele vai ver o que precisa e te devolverá o que tiver a mais. Caso ele pergunte algo que você não entenda, não tenha medo de dizer que você não fala inglês e solte um “Sorry, I don’t speak english”. Você está vindo para Dublin pra aprender inglês então não tem a obrigação de saber. Alguns agentes arriscam um espanhol pra ajudar no entendimento. :)

imigracao-dublin

Se você perceber que o agente está com alguma dificuldade, ou ele te disser que tem algo errado, não entre em pânico. Apenas peça pra ele ligar para a sua escola ou agência. Eles sempre ligam e resolvem tudo.

Só pra ressaltar, vamos listar os principais motivos pelos quais a sua entrada na Irlanda pode ser barrada:

– A falta de algum documento

– Dados divergentes (alguma informação incorreta nos seus documentos)

– Algum problema entre a sua escola e a imigração

– Se você já foi deportado anteriormente

E lembre-se, pesquise bastante antes de adquirir o seu curso. Tenha certeza de que está comprando com uma instituição séria e com bom tempo de mercado. Para ajudar na sua pesquisa, acesse o site http://nqai.ie/. Nele você encontra uma lista de todas as escolas autorizadas a prestarem serviços na Irlanda. Para acessar diretamente a lista atualizada em Agosto de 2013, CLIQUE AQUI.

 

Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>