Passo vaga SINGLE: Quarto espaçoso em uma casa no Centro de Dublin. 5 minutos da Spire. Mais 3 pessoas na casa. Um quarto é suíte, então você dividirá o banheiro apenas com mais uma pessoa.
Cozinha grande e equipada, sala com TV, aquecedores em todos os cômodos.
Aluguel: 300,00
Depósito: 300,00
Internet: 13,00 por pessoa
Energia: 40 euros a cada dois meses.
O anúncio acima parece tentador, não é mesmo?! Uma boa casa, no centro de Dublin, por um preço aceitável. Poucas pessoas na casa, banheiro compartilhado só com mais uma pessoa. Muitas pessoas aceitam a vaga imediatamente ao verem essas características, porém, existem mais coisas que devem ser analisadas antes de fazer as suas malas e sair de mudança.
Pegando uma vaga
Ao pegar uma vaga que está sendo passada por outro estudante, é importante colher o máximo de informações possíveis sobre a pessoa que está deixando a vaga e sobre os outros moradores da casa, por isso, siga essas dicas 😉
– Procure saber o motivo pelo qual a pessoa está deixando a vaga.
– Pergunte a ela sobre os outros moradores, quais as nacionalidades, se são quietos ou costumam fazer festas e se há fumantes na casa.
– Informe-se sobre o landlord. Se ele é atencioso, se há mais pessoas na casa do que o permitido, se a casa foi alugada em particular ou em uma imobiliária…
– Pergunte o valor mensal das contas de internet, energia, gás e como é feita a coleta do lixo.
– Examine bem o seu futuro quarto e as condições gerais da casa. Veja se não há mofo nas paredes, nas janelas, no banheiro, no tapete ou carpete.
– Veja se está tudo funcionando direitinho como geladeira, aquecedores, fogão e máquina de lavar.
– Pergunte se o chuveiro é elétrico. Se não for, pergunte quanto tempo o boiler demora para esquentar a água.
Após todo esse interrogatório com a pessoa que está te passando a vaga, é hora de conversar com os outros moradores. Puxe um papo legal, e pergunte sobre a rotina deles. É interessante saber pois se a rotina de todos for igual a sua, vocês poderão ter problemas com o horário de tomar banho ou de cozinhar.
Alugando uma casa vazia
Ao alugar uma casa vazia, pergunte ao landlord ou agente imobiliário se a casa está vazia há muito tempo, se tudo funciona perfeitamente, como é feita a coleta do lixo, se ele mora em Dublin e poderá te dar suporte se precisar.
Verifique se tudo na casa funciona, cheque o fogão, a geladeira, o boiler ou chuveiro elétrico, aquecedores, lâmpadas, TV (se tiver) e outros eletrônicos.
Abra os armários e veja se a casa já possui utensílios de cozinha, pratos, panelas, copos, e tudo mais.
Leia o contrato com atenção. Não assine nada sem ler antes. Se você não conseguir entender o contrato, leve pra alguém na sua agência ou escola que possa te ajudar.
Alugando uma casa vazia ou pegando uma vaga, em ambos os casos é importante que você conheça mais sobre a região onde vai morar. Procure saber se é uma região perigosa e se tem acesso fácil a transporte público.
Dicas úteis para economizar:
– As casas mais antigas podem conter fiações e relógio de força muito velhos. Isso pode ocasionar um gasto a mais de energia.
– As casas com janelas de madeira podem gerar um gasto a mais no inverno. Elas deixam frestas as vezes bem grandinhas e isso fará com que você tenha que deixar o seu aquecedor ligado por mais tempo para aquecer o cômodo.
– Na Irlanda você é obrigado a pagar um depósito no mesmo valor do seu aluguel somente no primeiro mês. Se você está pegando uma vaga cujo depósito é mais caro do que o valor do aluguel, questione o motivo. Pode acontecer do antigo morador ter precisado comprar algo pra casa e o valor está sendo passado juntamente com o depósito. Nesse caso, veja se o valor está coerente. Alguns pratos, copos e até uma torradeira não justificariam um aumento muito grande no valor.
– Se você já está trabalhando com registro em Dublin, você pode ir até a Revenue (ao lado do Burguer King da O’Connell St.) e preencher o formulário Rent 1 – Claim for Rent Relief for Private Rented Accommodation. Com esse formulário você poderá receber de volta as taxas inclusas no seu aluguel. Você pode imprimir o formulário em casa, para baixar o modelo em PDF, clique AQUI.
Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com