Tirando o PPS

Uma das primeiras obrigações do intercambista ao chegar em Dublin é correr atrás do PPS. Ligar voz Sergio Chapelin: Mas o que é o PPS? Para que ele serve e como tira-lo? Desligar voz.

ppsn

O PPS (Personal Public Server) é chamado pelos brasileiros de “CPF Irlandês”. Ele é a sua permissão de trabalho e sem ele nenhuma empresa poderá registrar você. Você vai precisar do seu PPS na hora de alugar um apê também. Muitos landlords pedem o PPS para comprovar que você está apto a trabalhar por aqui e consequentemente, poderá pagar o aluguel.

Tirar o seu PPS é muito fácil e os documentos que você irá precisar são:

– Passaporte

– Carta da escola (PPS Letter)

– Comprovante de endereço (as vezes pedem, outras vezes não…)

Se na sua PPS Letter já consta o endereço da sua acomodação, ela já servirá como comprovante de endereço também. Caso você esteja hospedado em Hostel, não é recomendado que você deixe o endereço de lá, nesse caso, utilize o endereço de um amigo ou da sua escola.

Com os documentos em mãos, vá até o escritório o Dublin Social Welfare para dar entrada nos procedimentos. Geralmente os brasileiros utilizam o escritório de Dublin 1 pois a maioria das escolas e acomodações estão por perto. Porém, se você precisar, há uma lista com todos os escritórios que pode ser consultada on-line CLICANDO AQUI.

Ao chegar no escritório, você deve se dirigir até o balcão onde você pegará a senha. É só chegar lá, entregar todos os documentos e em seguida o atendente vai entregar pra você um ticket com a sua senha. Depois disso, é só sentar e aguardar. O tempo de espera não costuma passar de uma hora, mas por via das dúvidas, leve uma água, um lanchinho e um amigo pra conversar. =)

Quando chegar a sua vez, o atendente pedirá pra você preencher um formulário, nada muito complicado, não se preocupe. Depois disso ele fará algumas perguntinhas básicas também (as vezes) e irá pedir pra você se posicionar em frente a câmera para tirar uma foto. Por último, ele irá te entregar um protocolo com o prazo para que o seu PPS seja entregue na sua casa. Esse prazo geralmente é de uns 10 dias.

Quando o prazo terminar, você receberá duas correspondências. Uma é um papel com o seu número de registo (PPS Number) e o outro é um cartãozinho com chip. Guarde muito bem esses papéis e aproveite a correspondência do PPS para utilizá-la como comprovante de endereço ao abrir a sua conta bancária. =)

 

 

Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>