A Procuração Judicial

blog_titulo_procuracaojudicial

 

Se você está pensando em vir pra Dublin para ficar mais de 4 semanas, então você deve considerar a ideia de deixar uma procuração judicial no Brasil para que alguém possa cuidar de algum imprevisto pra você. Uma procuração é um documento onde você autoriza alguém (geralmente um familiar) a resolver alguns problemas que futuramente podem surgir em seu nome. Esses problemas incluem por exemplo: Assuntos bancários, universitários, trabalhistas, compra e venda de bens, entre outros.

Existem vários tipos de procuração. O ideal é que você analise todas as pendências que está deixando no Brasil para decidir qual tipo será o ideal para você.

Procuração Com Poderes Específicos

A procuração com poderes específicos pode ser elaborada por você mesmo. Não é obrigatório o reconhecimento de firma, porém, para se ter uma maior segurança quanto à autenticidade do documento, você pode procurar um cartório e pedir o reconhecimento de firma da sua assinatura. Essa procuração irá permitir que alguém represente você exatamente no que você autorizar e deixar constado na procuração. Por exemplo, se você deixar uma procuração com poderes específicos em nome dos seus pais, eles poderão por exemplo, fazer a sua rematrícula na faculdade, desde que isso esteja especificado na procuração. Tudo que não constar na referida procuração não alcança os poderes outorgados, ou seja, se você outorgou poderes apenas para deliberar sobre as questões do seu curso, a procuração não terá serventia para outras situações.

 

download

Procuração de Poderes Gerais

A procuração com Poderes Gerais deve ser lavrada em cartório e autoriza a pessoa que você indicar como outorgado a realizar qualquer tipo de operação em seu nome e representar você em qualquer situação, por exemplo: Comprar, vender ou doar bens, movimentar contas bancárias, realizar empréstimos, entre outros. Tome muito cuidado com a procuração de poderes gerais e faça apenas no nome de uma pessoa que você realmente confie, pois, ela terá total autorização para agir e responder por você sobre qualquer assunto, e em qualquer instituição.

Alguns bancos e órgãos públicos exigem modelos de procuração específicos. Nesse caso, procure se informar sobre isso.

Abaixo você pode baixar alguns modelos mais comuns.

Procuração genérica para bancos

Procuração genérica para apresentar ao Detran

Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>