Como Procurar Emprego na Irlanda

primeiro-emprego

A Irlanda é um lugar muito bom pra se viver. A maioria dos estudantes brasileiros lamentam terem que retornar à pátria amada, aindamais se conseguirem um bom emprego por aqui. Nos dias de hoje, com todos os problemas financeiros que o mundo supera diariamente, é claro que até na Irlanda ficou mais difícil encontrar trabalho, porém, ainda há vagas para quem realmente quer. Quer saber como a crise ajudou os gringos por aqui? Com menos dinheiro entrando no caixa, as empresas precisam de mão-de-obra mais barata. Ao mesmo tempo, a população não quer trabalhar por “mixaria”, então esse trabalho vai sobrar pra quem? Claro, pra nós, pobres estudantes que topamos tudo por alguns eurinhos. Em contrapartida, agora existem irlandeses em situações financeiras precárias, e esses, começaram a disputar vagas nos “subempregos” conosco.

O que você tem que saber é que em muitos lugares preferem contratar gringos pois fazemos o trabalho sem reclamar e outros tantos lugares até dão preferência para brasileiros pois sabem que estamos acostumados a trabalhar duro e damos conta do serviço como ninguém. É nisso que você precisa focar para conseguir o seu trabalho. Então, as primeiras dicas são:

1- Não tenha medo de vir e arriscar.

2- Não fique lamentando dizendo que está difícil encontrar um trabalho. Guarde a energia que você vai gastar lamentando para utilizar com a sua persistência. Positividade sempre! 😉

3- Não tenha medo de começar por baixo. Mesmo que você venha pra Irlanda com um inglês mais avançado, lembre-se de que você não possui nenhuma experiência profissional aqui. Portanto, um trabalho de cleaner, kitchen porter, ou algo similar já te garante uma cartinha de referência.

 

Coisas que podem te ajudar a conseguir um trabalho:

As vezes sair de porta em porta entregando currículos não dá resultado. Você pode passar meses andando em Dublin 1, 2, 11, 24 ou seja lá qual for e não receberá uma mísera ligação. Isso é normal, acontece muito e sempre tem alguns macetes pra você aumentar as suas chances de retorno como:

Tenha um bom currículo

Um bom currículo nem sempre quer dizer “um currículo cheio de experiências”. Para ele ser bom, precisa ter todas as informações que o empregador quer ler. E o que ele quer ler?

– Informações diretas. Pense que ele terá mais 999 currículos pra ler depois do seu.

– Informações necessárias. Não invente coisas.

– O suficiente para identificar o seu perfil profissional. Então, novamente… não invente coisas!

Faça um currículo específico para cada tipo de trabalho que você procura. Quer saber porque?

Por exemplo: Se você estiver procurando um trabalho de cleaner, você não precisa colocar no seu CV a sua formação acadêmica. Não é porque você é formado na USP ou na Universidade Estadual da Califórnia que você será um bom cleaner. Muito pelo contrário, o empregador quer alguém que saiba o menos possível, pra não ficar reivindicando coisas ou enchendo o saco dele… rsrs

Mas se você estiver procurando um emprego na sua área, então, sem dúvidas será primordial incluir a sua formação acadêmica.

Nem pense em distribuir um currículo que não está em inglês. Isso é um pouco óbvio mas achei bom citar. HEHE’

Não se estenda muito. Um currículo de uma página já é suficiente.

Se você trabalhou em franquias internacionais como por exemplo, Mc Donald’s, Burger King, Subway, Starbuck’s, ou em alguma empresa multinacional, dê prioridade à elas ao citar suas experiências profissionais.

Com o currículo em ordem, é hora de correr atrás. Mas… por onde começar?

 

FÁS – National training and employment authority

O FÁS é uma agência irlandesa especializada em auxilio na busca por emprego. Eles recebem diariamente uma lista enorme de empregadores procurando pessoal para contratar. Tudo que você precisa fazer é:

Ir até um dos escritórios do FÁS (tem um bem na esquina do PPS, na Parnel St.) e utilizar aquelas máquinas vermelhas para procurar a sua vaga de emprego. Ou aproveitar o avanço da  tecnologia e procurar sua vaga on-line, no conforto do seu lar acessando esse link AQUI. O sistema utilizado nas maquinas é exatamente o mesmo do site. Em breve irei disponibilizar aqui um passo-a-passo de como utilizar o website do FÁS.

 

Websites de busca por emprego

Na Irlanda existem inúmeros sites especializados em busca por empregos. Segue abaixo uma relação dos mais famosos:

Jobs

Irish Jobs

Find a Job

Monster

Recruit Ireland

Jobs in Ireland

Done Deal Jobs

Best Jobs

Escolha os seus preferidos e busque por vagas todos os dias. Hoje você pode não encontrar, mas amanhã é outro dia. :)

Dica: Se possível, envie seu currículo pelo site e envie também diretamente para o e-mail da empresa que está disponibilizando a vaga. O que acontece é que muitos anúncios postados nesses sites são feitos por agências de recrutamento e não diretamente pela empresa que quer contratar. As vezes seu currículo não se enquadra aos padrões da agência mas está ótimo para a empresa.

 

Redes Sociais

Muitas empresas analisam o perfil do candidato através das Redes Sociais. Por isso, é indispensável que você tenha um bom perfil no LinkedIn. Se você ainda não tem, crie sua conta AQUI e preencha o máximo de informações possíveis (em inglês) e coloque uma foto um pouco mais séria como seu avatar.

Dependendo do tipo de emprego que você está buscando, até mesmo suas postagens do Facebook podem influenciar, porém, acho que já não chega a ser o nosso caso aqui.

Utilize também as redes sociais para buscar vagas de emprego. Sempre surgem anúncios naqueles grupos que já falamos sobre no post sobre como procurar casas para alugar em Dublin.

OBS: Se você está procurando vagas de cleaner, ou algo do tipo, não precisa se preocupar muito com a sua vida na internet.

 

Última dica:

Leve o seu currículo na mesma empresa várias vezes. Não precisa ser todo santo dia, mas se você fizer isso a cada 15 dias já está bom.

Você pode baixar um exemplo de currículo AQUI.

Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>