Tirando o Passaporte no Brasil

O primeiro passo para quem quer vir fazer um intercâmbio na Irlanda mas nunca viajou para fora do Brasil é providenciar o Passaporte. Para muitos isso parece um bicho de sete cabeças, mas vocês verão no decorrer desse post que o procedimento é bem simples, apesar de um pouco demorado. De acordo com dados da Polícia Federal, até Outubro de 2012, cerca de um milhão e meio de brasileiros solicitaram seus Passaportes. Esse é um número relativamente grande, por isso, se prepare para aguardar até alguns meses.
Bom… vamos lá!

A primeira coisa que você deve fazer para solicitar o seu Passaporte é acessar o site da Policia Federal CLICANDO AQUI. Ao acessar o site, você encontrará um passo-a-passo bem resumido e enumerado de 1 a 6.

 

Figura001

 

No item número 1, você encontra uma relação com todos os documentos necessários para dar entrada na solicitação do seu passaporte. Vamos considerar aqui, apenas os casos de Passaportes Comum. Para Passaporte de Emergência ou outros tipos, consulte os documentos necessários no site da PF. Para tirar seu passaporte comum, você deverá apresentar os seguintes documentos ORIGINAIS:

– Documento de identidade;

RG, Carteira de motorista, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento são aceitos.

– Título de Eleitor e comprovante de voto da última eleição;

Caso você não tenha aquele papelzinho que você recebeu quanto votou pela última vez, você pode emitir uma Certidão de Quitação Eleitoral no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral CLICANDO AQUI. Caso você tenha dúvidas ao emitir a sua Certidão de Quitação Eleitoral, CLIQUE AQUI.

 – Comprovante bancário de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União);

Não se preocupe caso você ainda não saiba o que é a GRU, nós vamos falar dela mais pra frente. Basicamente trata-se de um boleto no valor de R$ 156,07 que você terá que pagar para ter o seu Passaporte.

 – CPF

O cartão do CPF não é necessário apenas se você apresentar a sua Carteira de Motorista ou o seu RG como Documento de Identidade e nele constar o número do seu CPF.

 

item2

No item número 2, você terá um link que irá redireciona-lo para um formulário de cadastro. Preenchendo esse formulário você estará fazendo a solicitação do seu Passaporte à Policia Federal. Você também pode acessar o formulário de cadastro CLICANDO AQUI. Caso você tenha dúvidas ao preencher o formulário, CLIQUE AQUI.

 

item3

No item número 3, você é informado que deve pagar a GRU – Guia de Recolhimento da União. Essa guia será gerada assim que você concluir o preenchimento do formulário no passo anterior.

 

item4

Depois de separar todos os documentos necessários, fazer a solicitação on-line, e pagar a GRU, agora é hora de ir até o posto da Policia Federal para levar os documentos e dar continuidade no processo. Mas antes disso, você precisa consultar se o posto da PF que você escolheu necessita agendamento prévio. Quase todos os postos requerem agendamento prévio então, para fazer isso, basta CLICAR AQUI e seguir os passos. O procedimento é simples e não leva mais de 2 minutos.

Compareça no posto da Policia Federal no dia e hora marcados e seja pontual. Ao chegar lá, você só precisará aguardar até que chamem o seu nome. Um atendente irá recolher suas digitais, algumas assinaturas e será tirada uma foto na hora (meninas, vão preparadas.. rsrs). Depois de tudo feito, você saberá o dia certo para retornar e pegar o seu Passaporte prontinho. É obrigatório apresentar um documento de identidade ao retirar o Passaporte, então, não se esqueça de ter o seu RG, CNH ou Certidão de Nascimento/Casamento com você.

 

Informação importante: Os Passaportes não retirados na PF no prazo máximo de 90 dias serão cancelados. Eles não enviam pelos Correios e não entregam para terceiros, então você terá que retornar pessoalmente para busca-lo.

 

 

 

Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>