Abrindo Sua Conta Bancária

Todo intercambista chega em Dublin se sentindo o milionário, afinal, não é sempre que temos três mil euros no nosso bolso. Como todo milionário que se preze, é essencial que tenhamos uma conta em um bom banco para guardarmos a nossa fortuna. Visando nossa segurança, é altamente recomendado abrirmos uma conta o mais rápido possível.

Infelizmente temos que cair na realidade e nos lembrarmos que temos esse dinheiro pois precisamos comprova-lo para a imigração, caso contrário, não conseguimos nosso tão desejado GNIB (Leia com a voz do Rei do Camarote) e você sabe né… o GNIB é uma questão de status. Todo mundo quer ter um GNIB pois ele agrega valores ao seu intercâmbio. :)

rei_camarote

 

Brincadeiras à parte, a comprovação de renda na Irlanda é um passo muito importante e você não terá como escapar disso. Se você não sabe como funciona essa comprovação, vamos explicar.

Todos que querem estudar na Irlanda por mais de 3 meses devem comprovar renda de 500 euros mensais. Se você for ficar por aqui por 6 meses ou mais, essa comprovação será de 3 mil euros. Por exemplo:

Para estudar na Irlanda por 3 meses você deverá comprovar: 0,00

Para estudar na Irlanda por 4 meses você deverá comprovar: 2.000,00

Para estudar na Irlanda por 5 meses você deverá comprovar: 2.500,00

Para estudar na Irlanda por 6 meses você deverá comprovar: 3.000,00

Para estudar na Irlanda por 8 meses você deverá comprovar: 3.000,00

 

E como é feita essa comprovação? Se você está se perguntando isso, já vamos responder…

Chegará um dia em que você deverá ir até o escritório da Imigração Irlandesa para tirar o seu visto (GNIB). Nesse momento você deverá apresentar um extrato bancário que comprove a existência do valor solicitado para a comprovação na sua conta. Por isso você é obrigado a abrir uma conta estudantil em algum banco irlandês que pode ser:

– Bank of Ireland

– AIB

– Ulster Bank

Quem define em qual banco você abrirá a sua conta não é você pois para isso será necessário obter uma carta na sua escola (Bank Letter) que será direcionada a uma agência bancária específica cuja qual a escola possui parceria. Essa carta deve ser solicitada de preferência no seu primeiro dia de aula, então, não deixe tudo pra última hora! 😉

 

Além da Bank Letter também é necessário apresentar os seguintes documentos:

– Passaporte

– Comprovante de endereço (Você pode usar a cartinha do PPS)

 

Com todos os documentos em mãos, vá até a agência bancária indicada pela sua escola e dirija-se ao balcão de Atendimento ao Cliente (Costumer Service). Entregue todos os documentos e diga que você quer abrir uma conta de estudante.

O atendente irá pedir pra você preencher um formulário com todos os seus dados e pessoais. Com tudo preenchido, você não precisa fazer mais nada além de aguardar, pois aqui a conta não é aberta na hora como no Brasil. Espere até o dia seguinte para depositar todo o seu dinheiro e depois espere mais um dia para solicitar o seu extrato no mesmo balcão de Atendimento ao Cliente.

Dentro de 5 dias úteis (geralmente demora um pouco mais) você receberá no endereço cadastrado a senha do seu cartão e alguns dias depois você receberá o cartão e o extrato.

Com o extrato em mãos, o próximo passo é ir até a Imigração para tirar o seu GNIB. 😉

 

 

Dicas importantes:

– Se você está utilizando o endereço de alguma acomodação estudantil, não deposite o dinheiro antes de receber o seu cartão e senha.

– Enquanto aguarda a cartinha do PPS chegar para poder usá-la como comprovante de endereço, vá sacando o dinheiro do seu VTM. Os caixas possuem limites diários de saque, então você terá que sacar um pouco por dia.

– A taxa por saque do VTM é de 2,50 euros. Então dê preferência por utilizar as máquinas que ficam dentro das agências bancárias pois elas possuem um limite de saque maior do que aquelas que você encontra na rua.

– Assim que terminar o processo de abertura da sua conta, peça ao atendente o número da sua agência, conta e todas as informações possíveis. Algumas agências não informam isso logo de cara e se você quiser agilizar tudo, vai precisar dessas informações.

 

 

Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>