Como se Comportar no Exterior

blog_titulo_modos

Vir para o exterior é o sonho de muitos brasileiros. Você que conseguiu realizar esse sonho ou está próximo disso, não arrisque estragar os bons momentos fora com algumas atitudes que podem ofender o povo do seu país anfitrião. Os brasileiros são famosos por serem calorosos, hospitaleiros mas também por acharem que podem tudo em qualquer canto do mundo. Por isso, antes de embarcar no seu intercâmbio, seja pra Irlanda ou pra qualquer outro país, reserve um tempinho para estudar a cultura saber dos costumes locais para não cometer gafes que podem deixar você em uma situação bastante constrangedora.

Desde o seu comportamento até algumas expressões ou gestos devem ser cuidadosamente estudados para que você não ofenda ou se sinta ofendido por alguém, então, vale a pena ficar ligado nessas dicas.

Em primeiro lugar, ser educado é um fator primordial em qualquer canto do mundo. Acostume-se a dizer obrigado, pedir desculpas, desejar um bom dia ou boa noite e soltar mais elogios do que críticas (mas sem exageros). Não pense que em toda a Europa os costumes são os mesmos. Pra você que está vindo pra Irlanda e pensa em viajar para conhecer alguns cantos do continente europeu, segue alguns cuidados que você deve tomar:

franca

Na França: Evite conversar com alguém com as mãos no bolso pois isso pode parecer indelicado mesmo que você não esteja conversando com um nativo. Palitar os dentes é um ato muito mal visto então jamais faça isso em público. Se a sua viagem é a trabalho, evite chamar as pessoas pelo primeiro nome pois lá, os contatos profissionais são tratados pelo sobrenome, como estamos acostumados a ver em alguns filmes americanos. Antes de ir para a França, estude alguns termos em francês pois os nativos serão mais atenciosos com você se perceberem que conhece algumas palavras do idioma deles.

uk

Na Inglaterra: Se você combinar algo com um britânico como um jantar, um passeio ou uma reunião de trabalho, evite atrasos. Os ingleses são famosos por serem os mais pontuais do mundo. Lá, assim como aqui na Irlanda, as pessoas fumam bastante, seja em bares, hotéis, restaurantes ou onde quer que estejam, então, não estranhe. Caso você marque um jantar na casa de algum nativo nem pense em limpar o molho do seu prato com um pedaço de pão, isso é comum no Brasil mas na Inglaterra não é nada apropriado.

italia

Na Itália: As refeições são compostas por diversos tipos de pratos mas nunca a salada é servida antes ou junto com os pratos quentes. Prepare-se para conviver com os fumantes pois assim como na Inglaterra, os italianos fumam bastante em qualquer lugar. Se você for comprar uma fruta, pergunte ao atendente se ela está verde ou madura pois eles ficarão bravos se você tentar apertar alguma delas para descobrir.

alemanha

Na Alemanha: As mulheres jamais pedem bebidas alcoólicas em bares ou restaurantes, os drinks devem ser oferecidos pelos homens. Se você quer ou precisa sair de camisa e paletó, vá preparado para ficar com ele o tempo todo pois será muito mal visto se você tirar o paletó, mesmo que esteja muito calor e será ainda pior se arregaçar as mangas, portanto, fique atento. Sempre que for cumprimentar alguém, tome cuidado para não manter a outra mão no bolso pois isso é encarado como uma tremenda falta de educação.

espanha

Na Espanha: Assim como na Itália e na Inglaterra, os espanhóis fumam muito mais do que os brasileiros e em qualquer lugar. Se você sair pelas ruas logo depois do horário de almoço, não estranhe se encontrar grande parte do comércio fechado pois os espanhóis costumam tirar um cochilo por algumas horas. Essa é a famosa “ciesta”.  

 

Vale também seguir algumas regras gerais ao visitar qualquer país do mundo para evitar problemas. Fique atento com:

Gestos e comportamento

Alguns gestos que utilizamos no Brasil podem ser ofensivos em outras culturas, então evite falar demais com as mãos ou fazer muitas mímicas. O blog Dublin para Brasileiros já falou sobre isso e mostrou 8 gestos que devem ser evitados no exterior. Você pode conferir o post deles CLICANDO AQUI. Abaixo segue um vídeo do blog Lista10 que mostra mais alguns gestos e seus significados fora do Brasil.

Evite falar alto nas ruas, gargalhar ou fazer muito escândalo em público, apesar de não ser muito elegante, isso é comum no Brasil mas geralmente é muito mal visto no exterior. Seja o mais discreto possível se sentir vontade de espirrar. Se você tem rinite alérgica, ande sempre com um lenço de papel no bolso e coloque-o na frente da boca quando for espirrar. Se precisar assoar o nariz, vá até o banheiro ou faça-o da maneira mais discreta possível. Se você está com o seu namorado ou namorada, evite amassos ou beijos mais quentes em público. Andar de mãos dadas ou abraçados tudo bem, mas ficar se pegando já pode ser um problema. Sempre que esbarrar em alguém, peça desculpas, mesmo que a culpa não seja sua e evite ficar encarando as pessoas pois em alguns lugares isso é tratado como uma humilhação.

Roupas

Procure saber sobre como as pessoas se vestem antes de entrar no país. Se você não tiver tempo, na dúvida, evite roupas curtas e decotadas. Se você for a praia, não use biquínis muito pequenos pois mesmo em países onde o topless é liberado, os biquínis brasileiros são um absurdo. Os homens não tem tantos problemas com isso, basta calça jeans e uma camisa para estarem bem vestidos em qualquer lugar.

Assuntos Polêmicos

Evite puxar assunto e fazer amizades falando sobre religião, esporte, política ou fazendo piadas. Em alguns países, determinados assuntos são tratados com extrema seriedade e devem ser conversados com muita cautela. Nem todo lugar é como no Brasil onde rimos de tudo, o bom humor varia bastante de cultura para cultura.

Homens, evite ficar encarando ou mexendo com as mulheres na rua. No Brasil é comum esse tipo de flerte mas no exterior isso pode ser muito feio e pode até gerar uma briga. Seja respeitoso e evite tocar nas meninas se você não as conhece. Ao cumprimentar, lembre-se que você não está no Brasil e o beijo no rosto pode não ser uma boa ideia, na dúvida, utilize o famoso e mundialmente conhecido aperto de mão pois mesmo que não seja o cumprimento oficial daquele país, você não estará cometendo nenhuma gafe.

 

Fontes: revistaturismo.com.br ; passagensaereas.com.br

 

 

 

Encontrou algum erro ou gostaria de acrescentar alguma informação importante à este post?! Envie suas sugestões para contato@dublinaquivoueu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>